DÚVIDAS TÉCNICAS

O que é um Kit Porta Pronta?

O Kit Porta Pronta é a soma de porta, batente, guarnição(alisar), fechadura e dobradiça, entregues em formato de kit, montado, travado, pronto para instalação.

O Kit Porta Pronta pode ser entregue na versão primer branco para receber pintura final na obra, ou na versão 100% acabado.

Por que comprar um Kit Porta Pronta?

Em tempos de outrora, se comprava e instalava primeiro os batentes, e com o andamento da obra os demais itens eram adquiridos e instalados um a um.

Já o Kit Porta Pronta é fabricado com metodologia industrial, ou seja, as usinagens na porta e no batente são uniformes e realizados por maquinário que permite maior velocidade e precisão. Além disso, existe uma sistematização em toda a cadeia no processo de montagem, desde a separação dos itens, corte, usinagem, montagem, embalagem e expedição.

O resultado disso, além da economia de mão de obra e de tempo, é um produto com maior padronização, minimizando erros que podem vir a acontecer na obra se todo o processo fosse feito manualmente.

Como escolher o Kit Porta Pronta ideal?

Talvez a primeira pergunta a se responder é se o Kit Porta Pronta será branco ou no tom de madeira natural.

Com a evolução da consciência ambiental e suas normativas com relação a extração de árvores, a tendência hoje de mercado é a utilização de madeira de reflorestamento. Isso reduziu a oferta de produtos de madeira de lei e trouxe produtos substitutos de manejo florestal, em que o acabamento quando em tom amadeirado é feito por impressão digital que imita um Tauari, Imbuia, Curupixá, etc, ou o acabamento na cor branca, que tem sido predominante na decisão estética dos arquitetos em edificações residenciais nos grandes centros do Brasil.

Definido se amadeirado ou branco, define-se no caso do branco, se a pintura final será na obra ou o produto já irá com acabamento de pintura da fábrica. Embora a teoria diga que o kit 100% acabado branco seja mais prático e econômico já que evita o serviço de pintura final, na prática ele traz preocupações extras, já que tende a ser mais rigoroso com relação a qualidade da obra, em fatores como limpeza e organização.

Definido o padrão, é o momento de analisar a planta e fazer a medição in loco, para definição do sentido de abertura (horário ou anti horário), largura de batente, largura de porta, especificação de guarnição (regulável ou não regulável) e tipo de fechadura (externa, interna, wc). Importante observar se o Kit Porta Pronta que deseja adquirir tenha certificação conforme norma ABNT 15930, e se é para uso interno ou externo.

Como devo instalar um Kit Porta Pronta?

Foi-se o tempo em que instalar um Kit Porta Pronta era conhecimento de poucos profissionais. Porém, é importante atenção no processo para não danificar o produto e correr o risco de perda de garantia.

Ferramentas:
Serra elétrica manual
Serra elétrica para meia esquadria
Parafusadeira
Compressor de ar e pinador
Nível laser
Prumo de face
Trena
Martelo
Martelo de borracha
Formão de 1/4"
Espuma de poliuretano

Passo a Passo:
1) Conferir a medida do vão e do kit
2) Retirar as travas
3) Ajustar o "pé" do batente
4) Posicionar o kit no chão, colocando no esquadro e no prumo
5) Abrir a porta e verificar o funcionamento (sem remover os espaçadores)
6) Recolocar as travas
7) Fechar a porta e espumar (3 pontos de espuma em cada lado do batente)
8) Aguardar a cura da espuma, conforme orientação do fabricante
9) Remover as travas e retirar o excesso de espuma
10) Instalar as guarnições (alisares)
11) Instalar o acabamento da fechadura

Funcionamento:
A porta deverá permanecer parada, quando colocada na posição semi-aberta à 45º, a lingueta da maçaneta e da tranqueta da chave, devem quando acionadas, funcionar livremente. Quando a porta estiver na posição fechada, não deve apresentar jogo excessivo além das folgas normais próprias da fechadura. O cliente deverá tomar o máximo de cuidade com limpeza, evitando água e produtos não recomendados. Os materiais de pintura devem ser adequados aos componentes do kit.

Porta Colmeia, Sarrafeada ou Sólida?

A combinação folha de porta colmeia nos ambientes internos, e folha de porta sólida no ambiente de entrada, é a predominância nos lançamentos de empreendimentos nos grandes centros do Brasil.

O enchimento colmeia é um papel Kraft de gramatura alta, intercalado na abertura 3/4 de polegada, oferecendo uma alta capacidade de resistência de compressão. O benefício é a leveza com resistência e superfície de acabamento uniforme e livre de reflexo de sarrafo interno ou ondulações.

O enchimento sarrafeado é feito com ripas de madeira, separados por um espaço que pode variar de fabricante para fabricante. O material tem boa resistência, porém, os sarrafos internos podem refletir na capa da porta, inclusive com ondulações na superfície.

O enchimento sólido é feito com o painel "Bondoor", que é um composto de madeira pinus, aglutinados por meio de uma resina ureia-formaldeído, prensados em alta temperatura, formando um painel resistente, com excelente estabilidade dimensional e superfície uniforme. O benefício é a alta performance em resistência, maior isolamento acústico e um acabamento uniforme e livre de reflexo de sarrafo interno ou ondulações.

O que é o batente para guarnição(alisar) regulável?

Em obras de drywall, existe uma padronização da largura do batente, tornando-se em muitos casos dispensável o sistema regulável de batente + guarnição(alisar).

Porém, em obras de alvenaria, existe uma dificuldade por parte da mão de obra em deixar as paredes na largura do batente padrão. Além disso, existem acabamentos como por exemplo de cerâmica, que fazem com que a parede fique maior que o bloco. Para solucionar tais variações, foi desenvolvido uma guarnição que permite uma regulagem no batente.

Quando o material é em primer branco, normalmente se regula de um lado da guarnição, e do outro lado utiliza-se o prego convencional. Já quando o material é acabado, normalmente se regula de um lado da guarnição, e do outro lado utiliza-se um encaixe.

Cada fabricante adota suas próprias medidas de batente e suas respectivas regulagens máximas. Abaixo tabela de regulagem da Germano Portas:

Batente de 7,5cm permite regulagem até 10,5cm
Batente de 9,5cm permite regulagem até 12,5cm
Batente 13cm permite regulagem até 16cm
Batente 16cm permite regulagem até 19cm
Batente 19cm permite regulagem até 22cm

Esse é um aviso de cookies padrão que você pode facilmente adaptar ou aceitar. Nós usamos cookies para assegurar sua melhor experiência em nosso site.

Pre-loader